(uma grandeza física relacionada à transferência de energia devido a atuação de uma força. Realizamos um trabalho quando aplicamos uma força em um corpo e este sofre um deslocamento)
T = F . d . cos θ
Parecia que ela estava chorando e então eu fui pra perto
Abracei-a abraçou-me
Meu filho morreu
Abracei-a mais forte e ficamos um pequeno tempo ela e eu até a família chegar.
Desabafou
Compartilhou coisas que eu jamais esperaria
Isso não aconteceu em um hospital. Era uma rua movimentada da cidade e eu não estava palhaça. Estava correndo para não chegar atrasada em um compromisso qualquer. Eu não estava trabalhando na rua naquele momento, mas eu sinto que o nosso corpo de trabalho é sobre isso, é sobre viver, perceber, acolher e também se proteger e se acolher. E não é só nesse trabalho em especial, em muitos outros, e quem sabe todos são ou possam ser assim.
Senti que a gente não vive o trabalho só no hospital
o nosso olhar, atenção, respiro, troca é sobre a vida em qualquer momento. Por isso pra mim a palavra trabalho e vida vira tudo a mesma coisa…
Aí fiquei com uma pergunta: será que trabalhamos a todo momento?
Na física acho que sim, pois tem a ver com uma força, uma energia aplicada, uma ação de um corpo, matéria, que pode ser sim os nossos próprios corpos, que provoca um deslocamento em outro corpo. Esse deslocamento pode ser tanto físico, movimento, quanto emocional, porque, pra mim, movimenta dentro, e somos feitas e feitos de muitas partículas.
No dia a dia, de uma maneira implícita esse significado físico está na palavra trabalho, mas a gente ressignificou de outras formas como: sustento, como uma atividade que realizamos no dia, ou no mês ou por muitos anos. Algo em que a gente se profissionaliza de diversas formas e exerce. E nesse sentido, se me perguntarem Você trabalha o tempo todo? Então eu vou responder que não, mas fico pensando que as coisas que acontecem no hospital, por exemplo, podem acontecer na esquina, na loja, na minha casa, tá tudo acontecendo a todo o momento, de nariz ou não.
E eu palhaça também pode acontecer de nariz ou não
Então se eu olhar mais profundamente, sim, eu trabalho o tempo todo. O importante talvez é saber como a gente direciona, potencializa essa força, e para onde deslocamos, na gente e na outra pessoa, no ar, em tudo ao entorno.
Eu to trabalhando agora escrevendo esse texto, deslocando as palavras, me deslocando de mim mesma, lembrando desse dia, dessa mulher e do seu filho e de como juntas deslocamos e fomos deslocadas com intensidades de forças inimagináveis.
Má Ribeiro / Iva Lourença