Me perdoe… Você que prefere chá, você que toma suco ou que não nega um refrigerante, mas neste finzinho de ano quero te convidar para só mais um café… Um cafezinho em copo americano, um expresso, café coado, de cafeteira ou café com leite, não importa, só mais um café.
Busquei rapidamente no Google que uma pessoa toma até 80 litros de café no ano, obviamente essa medida pode mudar de pessoa para pessoa, afinal, eu devo tomar esse tanto antes de terminar o mês de Março. Pois é, eu sou muito fã de café: para acordar, para começar o trabalho, depois do almoço, para pensar ou para qualquer outra coisa, mas confesso que se tomo café depois das 17 ou 18h tenho dificuldades para dormir.
Outro fator para suspeitar desta relação litros de café/pessoa, é esse novo modo de viver, se você é uma das pessoas privilegiadas que durante a pandemia pôde trabalhar de home office há de convir que seu consumo de café aumentou entre 2020 e 2021, seja entre uma videochamada e outra, ou enquanto aguardava o computador ligar, ou esperava o pessoal chegar no Zoom, Skype, Google Meet, Teams, e tantas outras plataformas que aprendemos a usar para as reuniões, e como tivemos reuniões!! Às vezes era preciso um cafezinho para estender o dia de trabalho ao terceiro turno, e quase sempre ao quarto turno, afinal… Dormir para quê?
Por aqui, e como você pôde acompanhar por aí, este foi um ano intenso para a Trupe da Saúde. Escrevemos textos para o blog, gravamos podcasts, digo, TrupeCastes, fizemos videos, lives, em uma delas encontramos a Monja Cohen! Que considero uma grande referência espiritual para mim. Criamos ainda nosso próprio reality show musical o Bem Te Vi Brasil, que fiquei em terceiro lugar!!
Aqui em minha xícara já consigo ver o fundinho de porcelana, como está aí o seu café? Bom, antes do último gole gostaria de te contar que trabalhamos também um pouco longe das redes sociais, ainda que no computador ou no celular… Fizemos videochamadas semanais com os hospitais Cruz Vermelha aqui de Curitiba e o UOPECCAN de Cascavel, encontramos muita gente, muitos pacientes, colaboradores, amigos e amigas pelas telinhas, em alguns momentos fizemos também um plantão onde você poderia ter nos ligado!! Já agora nos últimos meses voltamos, também, às visitas presenciais no Hospital Cruz Vermelha e lá estava eu! Depois de um café levando o tablet e interagindo com meus colegas e dando um jeitinho quando o sinal caía.
Sim! Este foi um ano cheio de trabalho, reuniões, videochamadas, visitas e produções e para cada ação eu devo ter tomado ao menos uma xícara de café.
Infelizmente, devido ao isolamento social, estes foram cafés solitários. Mas eu gostaria que você soubesse que cada gota de água que coloquei na cafeteira, cada grama de café no coador, e em cada gole do café pensei em você! Sim, em você que está aí do outro lado dos vídeos, das lives, do Trupecaste, das videochamadas, do Pano Pra Manga, do Bem Te Vi e agora deste texto. É isso mesmo, tudo que produzi neste ano foi pensando em você que está aí do outro lado da tela e nos acompanhou em 2021.
E antes que o ano acabe queria poder tomar só mais esse café…
FELIZ ANO NOVO! E BOAS XÍCARAS DE CAFÉ EM 2022!!
PALHAÇO ABELARDO BILOBA