Dr. Pelúcia e Dr. Ipsis-Literis estavam no corredor do Hospital Universitário, o famoso H.U., na ala de quimioterapia, e antes de entrar no quarto de uma paciente, acertaram, “Vamos entrar em outro planeta, prepare-se!”. E com suas roupas espaciais e especiais, seus capacetes de oxigênio, seu estoque de bobeira, passaram pela porta, entraram neste outro universo sob a ação de outra gravidade, incrivelmente “menor!”.
Sentindo-se leves, dando seus passos engraçados, logo tiveram a primeira surpresa: “Parece que a atmosfera aqui também tem oxigênio! Podemos tirar nossos capacetes!” e se deram conta que diante deles estava um ser, será que vindo de outro planeta? Parecia-se muito com os seres da terra. “Vamos tentar nos comunicar!”. A cada palavra, a tentativa de traduzí-la em gestos, mímica! “Nós, viemos da terra…”. No caso, a terra era do outro lado da porta. “E você, de onde veio?”, “Daqui mesmo!”, “Oh, ela fala”, pensaram… Mesmo assim, na dúvida, continuaram falando através de gestos para não haver falhas na comunicação. Era provável que os gestos causassem mais falhas na comunicação do que qualquer língua estranha, no entanto, parecia fazer o efeito de uma comunicação mais eficiente naquela atmosfera. “Nós viemos em paz!” Pás? Sim, fizeram os gestos de cavar a terra com pás, para fazê-la entender que não tinham intenções conflituosas.
Então, pensaram, bastava deixar claro qual a intenção da visita inesperada, qual era a missão dos palhaçosnautas em tão longínquo planeta. “Nossa missão é… nossa missão…. Qual era mesmo nossa missão?” Ipsisi-literis e Pelúcia começam a se perguntar sem, no entanto, chegar a nenhuma conclusão. “Uma boa pergunta, qual a nossa missão?”. Foi então que, mesmo em outro planeta, uma demanda deste nosso planta, terreno, inevitável, urgente, fez-se presente. A paciente nos ofereceu uma missão: Conseguir doadores de sangue que o façam em seu nome, já que era do Litoral, e seus familiares não podiam doar desta distância…
Depois de agradecer por lhes oferecer um sentido para a viagem, saíram: dois palhaços, com uma missão bastante séria e oficial! A gravidade normal da terra voltou a acometer os palhaços, no entanto, parecia que tal gravidade, mesmo que um pouco mais pesada, ainda sim, era mais leve que o normal.