Ao longo do trabalho da Trupe da Saúde vamos constando, na prática, a importância do vínculo entre o palhaço e as crianças que permanecem por um tempo maior nos hospitais. O vínculo que se forma entre o palhaço e a criança possibilita um lugar de construção da confiança, sinergia e alegria, favorecendo por meio deste “laço” o restabelecimento e cura de cada paciente.
Neste encontro o paciente tem a possibilidade de expressar os mais variados sentimentos, confiando na aceitação e acolhimento que o vínculo permite.
Dentro dos hospitais é fundamental que os pacientes possam desenvolver essa relação, pois dá a chance de trazer à tona a sua espontaneidade, muitas vezes tão abafada por conta de toda vulnerabilidade em que se encontra.
O vínculo está ligado ao sentimento de confiança que se expressa inicialmente na relação mãe-bebê, depois vai se estabelecendo nas outras relações. Buscamos esse lugar de confiança como forma de trazer a nossa personalidade mais saudável. O olhar do palhaço tem este objetivo: perceber que, por trás da doença, existe uma personalidade saudável, e potencializar o que a criança ou o paciente tem de melhor naquele momento.
Evelyse Reis, psicóloga da Trupe