08/11/2022
Oi
Aqui é a Formiga, acho que sua carta ia para o Pássaro de fogo, né? Mas ao invés de voar, ela caiu no chão aqui em frente de casa. Será que isso foi coincidência ou um encontro premeditado?
Quem sou eu pra falar de encontros, intrometida na casa dos outros, maaass… acredito que um encontro só acontece de verdade quando se tem afeto. O afeto é o altar do encontro, minhas relações com as pessoas e outras formigas acontecem porque elas me afetam e eu afeto de alguma forma a vida delas também. Muito dá hora, né?
Eu digo isso como observadora. Por exemplo, eu não conheço o Pássaro de fogo seu amigo, mas sei que ele significa muito pra você ao ponto de receber uma carta sua. Como olhar uma pena a voar, eu admiro e me afeto com essa carta que não foi pra mim, mas me encontrou.
Quando esses encontros de afetos acontecem, as emoções se atravessam e nossa humanidade aparece, então é normal que egos e necessidades pessoais se mostrem. Isso é humano. Acontece até aqui no reino das formigas, por disputa de açúcar, amores e tudo mais, uma loucura!
Acredito que todo lugar em que queremos estar nos complementa de alguma forma, nos nutre, nos ajuda a nos “Encontrar” e entender quem realmente somos ou quem queremos nos tornar ou não também.
Nada nem ninguém tem a obrigação de ser o que a gente pensa que é. Os lugares se transformam, as pessoas se transformam, os Pássaros de fogo se transformam também, renascem e renascem. Aqui no chão, onde moro, tudo se muda também, a gente faz mudar, constantemente.
Tenho uma amiga que também trabalha com risadas, andei roubando alguns açúcares da cozinha dela, minha amiga. Ela disse que seu trabalho nos hospitais é como “um trabalho de formiguinha”. Eu não me ofendi, não. Dei risada. Pois todos sabem o tanto que a gente trabalha. Pra vocês humanos parece pouco, mas nós somos gigantes, pois o que realmente transforma é a constância dos afetos que encontramos.
Espero que encontre seu amigo Pássaro de fogo. Mas até lá, pode continuar mandando cartas pra mim, ou perdendo-as pelo chão.
Até mais
Formiga
Palhaça Cora/Mariana Ferrari
Plantão Sorriso