Ir para o conteúdo
  • CONHEÇA A GENTE
  • NOSSAS CRIAÇÕES
  • OFICINAS
  • BLOG
  • CONTATO
  • GALERIA DE FOTOS
Menu
  • CONHEÇA A GENTE
  • NOSSAS CRIAÇÕES
  • OFICINAS
  • BLOG
  • CONTATO
  • GALERIA DE FOTOS
PATROCINE A TRUPE
Facebook-square Instagram Youtube

CONHEÇA A GENTE

Somos uma possibilidade de encontro que gera alguma transformação, somos uma conversa, uma risada, um nonsense, uma cor, muitas cores, uma quebra de rotina, um ponto de interrogação, uma inquietação, um alívio, um silêncio,

um respiro

uma possibilidade de transgressão divertida, somos parte de um todo que nos acolhe e brinca.

Visitamos as pessoas não para amenizar a dor ou curá-las, nos abrimos para o encontro, para que ele aconteça de uma maneira bonita e que os frutos dessa troca permaneçam após irmos embora”.

Palhaças e Palhaços da Trupe da Saúde

Nossa jornada

SOBRE A TRUPE

A Trupe da Saúde é formada por palhaças e palhaços profissionais que realizam visitas em hospitais. Através das linguagens artísticas da palhaçaria, do improviso e da música, promovem encontros com pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. Em atividade desde o ano 2000, promove encontros semanais em cinco hospitais de Curitiba. Em 2020, por ocasião da pandemia de COVID-19, suspende o trabalho presencial e adapta-se ao formato online, mantém visitas virtuais a dois hospitais do Paraná e cria novos produtos.

As interações feitas pelas palhaças e palhaços da Trupe da Saúde promovem pacientes hospitalizados a criadores no ato do encontro. Essa participação ativa provoca mudanças na lógica do ambiente hospitalar: transforma o ânimo de pacientes, aumenta a colaboração e melhora o relacionamento entre pacientes e equipes da saúde, entre diversos outros benefícios.

Atualmente o projeto desdobra-se em uma ampla gama de produções, além das habituais visitas, dos textos com causos e reflexões do elenco e do repertório de espetáculos. Os novos formatos incluem as criações: Plantão Trupe da Saúde, live Sala de Espera, produção de vídeos, bate-papo Pano pra Manga, Trupecaste – o podcast da Trupe e o programa de competição musical Bem-Te-Vi Brasil.

Perguntas
Frequentes
Visitas em
Hospitais

deslize a barra e confira nossa trajetória

Linha do tempo

  • 2000

    2000

    Estreamos! Nesse ano surge “Dr. Gargalhada e a Trupe da Saúde”, que realiza a primeira visita aos hospitais no dia 7 de dezembro. Em Curitiba, esse trabalho era uma baita de uma novidade!

  • 2004/2005

    2004/2005

    Nos transformamos! Mudamos a direção artística, aprofundamos a nossa pesquisa e nosso treinamento! O grupo cresceu para 8 palhaças e palhaços.

  • 2009

    2009

    Eita ano movimentado! Foram-se as perucas e as maquiagens exageradas, tivemos nossa primeira oficina de seleção de novas palhaças e palhaços, ganhamos o Prêmio Banco do Brasil (Certificação como Tecnologia Social) e, por conta do surto de H1N1, tivemos que parar nossas visitas aos hospitais… mas o trabalho seguiu firme

  • 2015/2016

    2015/2016

    Fizemos 15 anos! Viva! Estreamos nosso segundo espetáculo, o Boa Noite!, e formamos um elenco ainda maior pra contemplar mais alas nos hospitais que visitamos, focando nas linguagens do improviso, palhaçaria e música. Para comemorar nosso aniversário, fizemos encontros abertos à comunidade, palhestras e hahaiás juninos!

  • 2020

    2020

    Pode parecer precipitado, mas está logo ali! Vamos completar 20 anos juntando arte, cultura e saúde (que nunca foram muito separadas, não é mesmo?). Contamos com você para continuar fazendo parte desse projeto, que sempre traz novidades e encontros bonitos pelos caminhos que trilhamos!

clique na foto e saiba mais sobre cada um

Palhaças e palhaços

Palhaça Fúcsia

Palhaça Fúcsia

Diz que Fúcsia é uma cor que está na moda. Aliás, a palhaça Fúcsia adora uma moda boa, se deixar ela passa o dia inteiro cantando.

Fernanda Fuchs

Fernanda é palhaça, atriz e cantora. Formada em Licenciatura em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná, atua desde 2007 em diversos projetos artísticos. Como palhaça, integra o coletivo Palhaçx Gourmet e faz parte da Trupe da Saúde.

Palhaço Pelúcia

Pelúcia é suave como a rocha. Carinhoso, não demonstra pra não exagerar. Bem disposto, não perde uma cadeira pra relaxar o ciático. Taciturno, tem sempre um comentário na ponta da língua. Atento e cuidadoso, não deixa que o ambiente imponha condições aos seus próprios ruídos. Enfim, um palhaço cheio de possíveis adjetivos.

Bruno Mancuso

Trabalha como palhaço em hospitais junto ao projeto “Trupe da Saúde” desde 2012 e é co-fundador do grupo de palhaçaria clássica “Circo Rodado”.

Palhaço Bonito

Ele chega, ele dança e esquece
A piada, a memória está falhada
Ele manda a real, sem tabu
Dá risada: uma farpa disfarçada
No pandeiro faz som!
Na flauta, toada!
Mas a rima é improvisada?
Palhaço Bonito, Palhaço Bonito, ai…
Bonito mais que o mundo inteiro!

Diogo Bonito

Diogo Bonito é palhaço e mímico. Formado em Mímica pelo Estúdio Luis Louis, onde também participou dos Laboratórios de Criação Cênica e atuou como assistente pedagógico. Participou do curso Mímica Avançada com Desmond Jones e do Laboratório Internacional de Pablo Ibarluzea de teatro físico, máscaras e palhaço. Atua como palhaço em hospitais pela Trupe da Saúde (desde 2015) e no coletivo Palhaçx Gourmet (desde 2015).

Palhaça Solara

Era uma vez, onde foi e onde não foi, uma palhaça fina e comprida.
Certa vez, caminhando pela estradas da vida, não soube bem para onde estava indo.
De lá pra cá, segue perdida, um tanto centrada, um tanto sentida.
De roupas a palavras, gosta de tudo combinando.

Yara Rossatto

Yara Rossatto é atriz e gestora de projetos criativos. Como palhaça, é integrante da Trupe da Saúde desde o ano de 2015. Arte-educação, contação de histórias e o estudo de pedagogias alternativas para uma educação transformadora fazem parte de sua trajetória. É pesquisadora de ferramentas para gestão de projetos colaborativos e sustentáveis, como Dragon Dreaming e Sociocracia.

Palhaça Siriema

Siriema Sirigaita Sandesha (‘crista levantada’) é pássara e tem cerca de 1,75cm de comprimento, com longas pernas, pescoço e cauda. Seu canto é muito conhecido nas alas, quartos e corredores dos hospitais, e pode ser escutado a distâncias superiores a 1 km. A vocalização é uma estrofe longa, estridente e aflautada, como uma risada contínua. A cabeça e o pescoço acompanham o canto numa perfeita sincronia.

Larissa Lima

Estudou Artes Cênicas pela FAP e na ESLIPA - Escola Livre de Palhaços do RJ. Investiga palhaçaria no teatro, hospital, circo, rua, em si mesma e onde for necessário. Trabalha nos projetos Trupe da Saúde e no coletivo Palhaçx Gourmet. Também desenvolve uma pesquisa autoral contínua, com dois números de palhaça em repertório: Gratiluz e Recital de Formatura.

Palhaço Abelardo Biloba

Derivação do nome Abel que no hebraico arcaico litoralense parnanguara quer dizer "efêmero", ou seja, aquele que é passageiro, transitório, que dura o tempo necessário para se tornar eterno assim como o pôr do sol, o arco-íris após uma tempestade, ou mesmo um banheirinho naquela situação de aperto. A verdade é que o Abelardo Biloba é só um palhaço... só isso! né que é? é então!

Paulo Carneiro

Co-fundador do grupo de artistas de rua e palhaçaria clássica "Circo Rodado", trabalha em hospitais junto ao projeto "Trupe da Saúde" desde 2014 e ainda integra o coletivo Palhax Gourmet.

Palhaça Bisnaga

Mostarda? Ketchup?
Como prever o que sairá dela?
Dela que anda por aí com um ar de sabe-nada
Com os pés arrastados em sapatos largos
Com roupas elegantemente descombinadas
Passando pela vida como quem não quer nada
Atravessando espaços
Desconcertado o tempo
Brincando de ser Bisnaga

Lucri Reggiani

Atriz, palhaça e iluminadora. Trabalha na área das artes cênicas desde 2011, participando de vários espetáculos e assumindo diversas funções. Se aprofundou na arte do improviso, tanto no palco como na técnica, e integra a Trupe da Saúde desde 2012.

Palhaço Tropo

Tropo Opo, divagar e sempre, segue a rima. No seu tempo. Tempo?! Às vezes segue na contramão do inverso. Ah! E sabe de nada um pouco e quase nada de tudo. Tropo Opo trôpego segue adiante: - Boun giorno!

Mateus Rosa

Formado também pela ESLIPA - Escola Livre de Palhaços, no Rio de Janeiro. É palhaço no projeto Trupe da Saúde e integra o coletivo criador Palhaçx Gourmet desde 2015. É palhaço criador nas montagens: Reprises Pareadas (2016) e O Grande Show (2018) da Cia. Circo Rodado; Circo di Duê (2010 – 2015) da Cia. Dusmininus, e em seu trabalho solo O Gari (2018).

Palhaço Ipsis Literis

Ipsis Literis é um palhaço que gosta das palavras e dos sentimentos. Vai chegando de maneira tímida buscando a intimidade. Portanto, atua de forma in tímida de relação. Mas às vezes é bem expansivo... haha! Também atua como palhaço advogado da liberdade de sermos o que somos.

Hique Veiga

Hique Veiga é ator, palhaço e advogado. Atua como palhaço desde 2007. É integrante da Trupe da Saúde desde 2009 como palhaço e, desde 2013, como coordenador artístico e palhaço. Tem formação em Psicoterapias Corporais pelo Instituto Reichiano. Realiza trabalho e pesquisa de desenvolvimento pessoal através de exercícios de consciência e expressão corporal, de teatro, palhaçx e da arte do brincar. Ministra oficinas e curso na área de Teatro e de Palhaçx.

saiba um pouco mais sobre nossas conquistas

PRÊMIOS E RECONHECIMENTO

Com 19 ANOS DE ATUAÇÃO EM CURITIBA nosso projeto consolidou-se nas esferas pública e privada, conquistando ao longo dos anos reconhecimento e notoriedade por diversas instituições:

2008

  • Menção Honrosa da Câmara dos Vereadores de Curitiba;

2009

  • Menção Honrosa e Congratulações da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná;
  • Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil;

2010

  • Certificado de Inscrição de Programas de Atendimento às Crianças e aos Adolescentes do COMTIBA;
  • Prêmio Ozires Silva de Sustentabilidade da FGV/ISAE;

2011

  • A ONG Unicultura – Universidade Livre da Cultura realizadora da Trupe da Saúde recebe o Título de Utilidade Pública Municipal de Curitiba.
  • A ONG Unicultura – Universidade Livre da Cultura realizadora da Trupe da Saúde recebe o Título de Utilidade Pública Estadual do Paraná.
  • Prêmio Cultura e Saúde do Ministério da Cultura.

2020

  • A ONG Unicultura – Universidade Livre da Cultura realizadora da Trupe da Saúde recebe o Selo Sesi ODS 2020.

quem somos nós

EQUIPE

Ricardo Trento

Ricardo Trento

Direção de produção e Coordenação
Hique Veiga

Hique Veiga

Direção artística
Vicky Vega

Vicky Vega

Assistente de Produção
Volney

Volnei J. Pinheiro Jr

Psicólogo
Cibele Lunkes

Cibele Lunkes

Mobilização e Marketing
Julia Grus

Julia Grus

Mídias Sociais
Willian de Melo

Willian de Melo

Comunicação
Elisete Pituco

Elisete Pituco

Camareira
Élisson Silva

Élisson Silva

Produção Executiva

nossos resultados

IMPACTO SOCIAL

Desde o ano 2000, visitamos semanalmente os maiores hospitais Curitiba, que por diversidade e capacidade de tratamento recebem pacientes de todo o Estado do Paraná. Compreendemos a extensão do nosso trabalho e seu impacto social, por isso regularmente realizamos pesquisas cientificas e também monitoramento de nossas atividades.

hospitais atendidos
0
anos de atuação
0
profissionais empregados
0
visitas anuais aos hospitais
0
atendimentos anuais em dupla
0

MIL

pessoas impactadas direta e indiretamente
0

ficou com alguma dúvida?

RESULTADOS

Por meio da realização das pesquisas observamos que a presença da Trupe da Saúde nos hospitais proporciona GRANDES BENEFÍCIOS.

A presença dos palhaços e palhaças colabora com o ânimo, esperança e otimismo tanto de pacientes quanto de todos envolvidos no processo do contexto hospitalar. Observa-se que durante as intervenções da Trupe da Saúde os profissionais relembram a necessidade de superar desafios e os pacientes conseguem ficar mais receptivos as necessidades da equipe hospitalar.


Faça o download e conheça nossas pesquisas:

PESQUISA 2008
PESQUISA 2018

quentinhas da Trupe

IMPRENSA

Trupe-da-Saúde-Divulgação-Unicultura-960x480
12 de setembro de 2019
Trupe da Saúde completou 3.500 visitas distribuindo alegria nos hospitais de Curitiba
foto morgana
27 de novembro de 2019
Evento: Ética da Alegria na Construção de Saúde com Morgana Masetti
3-dúvidas-esclarecidas-sobre-o-rádio-380x249
24 de junho de 2020
TrupeCaste
Visita Virtual Cruz Vermelha_30062020
6 de julho de 2020
“Tô te esperando na janela” – Visitas Virtuais da Trupe da Saúde
monja_coen
11 de agosto de 2021
Trupe da Saúde lança série de conversas on-line para refletir sobre a pandemia
Videochamada-Bisnaga-e-Bonito
15 de setembro de 2021
Trupe da Saúde cria plantão de atendimento on-line
VEJA MAIS NOTÍCIAS

Apoio

Anterior
Próximo

PATROCÍNIO

Anterior
Próximo

REALIZAÇÃO

Anterior
Próximo

Entre em contato

(41)3023-2008

producao@trupedasaude.com.br

Facebook-square Instagram Youtube

sobre nós

A Trupe da Saúde atua desde o ano 2000 levando a arte da palhaçaria, do improviso e da música a cinco hospitais de Curitiba.

PATROCINE A TRUPE

menu

Conheça a gente
Nossas Criações
Oficinas
Blog
FAQ
Galeria de Fotos
Vamos Conversar
Visitas em Hospitais

contato

(41) 3023-2008
producao@trupedasaude.com.br

Facebook-square Instagram Youtube