Lembra quando a gente ouvia rádio naqueles aparelhos antigos? Ou mesmo se você for jovem e não pegou essa era, lembra quando você viu, em um filme antigo, pessoas na frente do rádio escutando música?
Lembrou?
É, eu estava lembrando esses dias, daquele botão redondo que a gente mexia com muito cuidado para conseguir sintonizar aquela estação de rádio que costumava ficar escondida no meio de tantas outras estações.
Às vezes era uma tarefa difícil, eu me sentia abrindo um cofre daqueles antigos, lembra? Eu nunca abri um cofre desses, mas eu me lembro de ver em filmes antigos, uma pessoa usando um estetoscópio para ouvir, suponho eu, os batimentos da fortuna enquanto desliza o botão do cofre com todo o cuidado do mundo para abrir o seu conteúdo.
Bom, é isso, muitas vezes para conseguir ouvir uma estação de rádio era como abrir um cofre musical.
E mesmo com todo esforço, às vezes a estação vinha acompanhada de chiados e até interferências de outras rádios. Mas valia a pena, uma hora o chiado sumia… Ou não.
Enfim, me lembrei disso esses tempos quando estava usando meu nariz de palhaça. Fui ajeitar o nariz sobre o meu nariz, mexendo com as pontas dos meus dedos e me lembrei desse movimento que eu costumava fazer no botão do rádio antigo do meu pai.
E me senti não só ajeitando o nariz, mas senti como se estivesse procurando uma estação dentro de mim. Naquele dia eu não estava muito bem, coloquei o nariz para trabalhar em uma vídeo chamada e me dei conta que nenhuma estação boa de rádio tinha sido sintonizada dentro de mim. Só saia chiado, interferência, propaganda, rádio religiosa… Música boa, aquela pra tocar no rádio… Nada.
Então comecei a missão de sintonizar minha rádio palhacística, muito concentrada, com os meus dedos firmes e delicados, eu girava devagar meu nariz vermelho para um lado e depois para o outro, caçando os batimentos do meu corpo, respiração até que…
“Não posso mais viver assim ao seu ladinho
Por isso colo o meu ouvido no radinho de pilha
Pra te sintonizar sozinha numa ilha
Sonífera ilha
Descansa meus olhos
Sossega minha boca
Me enche de luz”
Ufa!, encontrei a música que eu nem sabia que estava procurando e segui trabalhando de palhaça devidamente sintonizada!
Ass.: Fernanda Fuchs que também é Palhaça Fúcsia