No entanto se move
pi·ão
substantivo masculino
- Objeto de madeira, metal ou plástico de forma cônica, com um bico (ferrão), que serve para jogo ou brincadeira.
- [Jogos] Jogo em que se lança esse objeto para o fazer rodar. (Equivalente no português do Brasil: finca.)
“pião”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pi%C3%A3o [consultado em 20-03-2021].
Pego meu pião, olho com calma. O que ele vai me contar? Primeiro das lembranças que compartilhamos das visitas nos hospitais. Lá um simples e fiel companheiro de plástico. Em casa, protegido da pandemia, um elegante pião de madeira. Segundo, conta do meu tédio. Terceiro, que me asseguro de tê-lo por perto onde esse tédio possa me alcançar. Na primeira gaveta, juntos com tudo que mais uso: prestes à brincadeira. Vizinho de papel higiênico, fones de ouvido, fio dental, um porta cartão perdido, caneta-dirigir (em inglês, pendrive). Isso tudo é o que mais uso ou só resultado da desorganização? Cenas do próximo capítulo.
Conta-me sobre marcas. Consequências de rodar e cair. Que nem todo chão dá conforto. Mas é assim: tem chão que pode arranhar, mas se for macio demais o pião nem gira. Para ficar num meio termo saudável, madeira ou azulejo são ideais.
E ao mesmo tempo em que fala aos olhos, fala também aos ouvidos. O toque do ferrão no chão pareceria tão suave, não fosse o zumbido que causa. Som de atrito, parte da hipnose. Estalo seco de batida no chão, constância… constância… diminui o andamento, gran finale. Feito música.
Ao perder força o equilíbrio derrete aos poucos. Às vezes não tão aos poucos. Às vezes bate e cai. Às vezes, por ser tão forte metáfora, é constrangedor acompanhar sua queda. Então, pego-o logo de uma vez para recomeçar, me atendo à diversão. Como quem manipula a vida que o movimento insufla. Como quem brinca de deus.
Eixo. Brinquedo de rodar no eixo. Bah! Me surpreendo cada vez que percebo de novo. Tão vertical e dando voltas. Diz algo sobre resistir à gravidade com movimento. Ilusão de estar parado/equilibrado em pé. No entanto se move.
Conta de esforço em conjunto. Esforço de quem trabalha a madeira à perfeição da forma. Esforço de quem oferece o impulso para que seja possível girar. Esforço de quem se dispõe a observar o obsoleto.
Diogo Bonito
20/03/2021