SOBRE

Trupe da Saúde

A Trupe da Saúde atua desde o ano 2000 levando as artes do palhaço e do improviso a cinco hospitais de Curitiba. O projeto conta com uma equipe de palhaços profissionais que, por meio de jogos e da interação com pacientes, acompanhantes e profissionais dos hospitais, busca provocar uma mudança no ambiente hospitalar. Os resultados apontam para uma transformação no ânimo do paciente, para a transição do comportamento passivo para o ativo, melhor aceitação de procedimentos e exames, maior colaboração com a equipe médica e enfermagem, recuperação mais rápida, melhor relacionamento entre médico e familiares, entre muitos outros benefícios. Nas palavras dos nossos palhaços:

“Somos uma possibilidade de encontro que gera alguma transformação, somos uma conversa, uma risada, um nonsense, uma cor, muitas cores, uma quebra de rotina, um ponto de interrogação, uma inquietação, um alívio, uma possibilidade de transgressão divertida, não só da nossa parte, mas de todos que brincam conosco. Visitamos os pacientes não para amenizar a dor ou curá-los, visitamos pelo encontro, e nos preparamos para estar abertos para que ele aconteça de uma maneira bonita e que os frutos dessa troca permaneçam após irmos embora”.
As visitas ocorrem de segunda a quinta-feira nos seguintes hospitais: Pequeno Príncipe e Evangélico (segundas-feiras), Erasto Gaertner e Cruz Vermelha (terças-feiras) e Hospital de Clínicas (quintas-feiras). Às quintas-feiras, a equipe se reúne para aperfeiçoamento do trabalho e acompanhamento com o psicólogo Volnei Pinheiro Jr.

FICHA TÉCNICA
Direção artística: Camila Jorge
Elenco de palhaços: Bruno Lops, Bruno Mancuso, Camila Jorge, Diogo Bonito, Fernanda Fuchs, Hique Veiga, Larissa Lima, Lucri Reggiani, Mariana Ribeiro, Mateus Tropo, Paulo Henrique Carneiro, Yara Rossatto.
Psicólogia: Evelyse Iwai Reis Teluski, Volnei Pinheiro Jr.
Realização: Universidade Livre da Cultura
Produção e coordenação: Trento Comunicação Integrada (Ricardo Trento)
Produção-executiva: Trento Comunicação Integrada (Fernanda C. Nalon)
Contato para a Imprensa e Comunicação: Trento Comunicação Integrada (Willian de Melo)
Projetos: Trento Comunicação Integrada (Élisson Silva)



CONTATO
Fala que a gente te escuta